English Portuguese

Biografia ilustrada

João José Carvalho Oliveira

Em 1998, e devido a um problema de saúde tive que abandonar toda  a minha actividade empresarial e designer de automóveis. Tendo iniciado nova actividade mais compatível com a minha característica. A arte escultórica. Cujo percurso descrevo no início da desta biografia, e todas as obras podem der vistas em www.zferero.pt   

Em 2000 iniciei a construção de esculturas metálicas de médias dimensões, dando origem a uma das maiores colecções nacionais, de arte contemporânea realizadas por um só autor, com mais de oitenta esculturas. Cujo tema: A reciclagem é uma miragem, reciclar a reciclagem.

Image

Os temas dessas esculturas, serviram de inspiração aos meus dois livros então publicados:

Image
Image

Do ano 2002, até á era da Pandemia Covid 19, dediquei-me á investigação como autodidacta de compósitos á base de cortiça, para construção de instrumentos musicais de cordas. Tendo desenvolvido e construído, uma colecção de protótipos de instrumentos musicais em compósito á base de cortiça, que não utilizavam qualquer matéria proveniente do abate de árvores.

Image

Com mais de 100 protótipos construídos, estes instrumentos, todos com design diferente e arrojado, foram realizados para aprimoramento da tecnologia, o que faz deles autênticas obras de arte e tecnologia contemporânea.

Em 2020

Na fase de confinamento, e após ter visto o “abortar” do sonho de construir instrumentos musicais de nova geração, iniciei uma nova dimensão de arte. A construção de esculturas metálicas que representam instrumentos musicais, de grandes dimensões com o tema, O ruído do silêncio. É uma colecção de obras de arte contemporânea, inspiradas em cenários possíveis, pós pandemia.

Image
Image

Dados biográficos anteriores a 2008

Nasci a 5 de Novembro de 1958, no Soito, Sabugal, aí cresci no seio de uma família de empresários ligados à grande indústria alimentar.

   

O meu primeiro brinquedo foi um martelo, um pequeno martelo em madeira feito pelo meu pai. Em toda a minha tenra infância, o martelo foi o meu «boneco de peluche». Aos seis anos esculpia os meus próprios brinquedos – carros, camionetas e tratores –, utilizando batatas como matéria-prima. Eram construções efémeras, mas estimularam verdadeiramente a minha criatividade, que, ao longo de toda a juventude, influenciou a construção das minhas próprias brincadeiras.

  • Aos 12 anos, entrei para uma Escola Industrial da Covilhã, para o curso de Electromecânica.
  • Aos 20 anos, desenvolvi o mais decisivo dos meus hobbies, tendo construído o primeiro automóvel capaz de circular legalmente nas estradas, resultante da junção de acessórios de vários automóveis.
Image

Construção de automóveis por medida

Aos 27 anos senti e vivi a falência e a «ruína» dos negócios e empresa da família, e a necessidade e começar tudo de novo sozinho. Decidi então, criar sozinho a minha própria empresa para desenhar e construir protótipos de automóveis. Assim, aos 30 anos de idade criei a marca Replisort, que construía automóveis por medida.

O Lince foi o primeiro modelo. Um automóvel de desenho original, inspirado em automóveis dos anos 30, do qual foram construídos várias dezenas.

Image

Aos 40 anos criei a Protodesign, e apresentei-me como designer de automóveis autodidacta. Desenhei e construi, conseguindo colocar em circulação vários modelos de automóveis personalizados.

ZF 98 foi um automóvel inspirado no tema dos oceanos,  desenhado e construído em alusão à Expo 98.

Image

Os prémios de Design automóvel


Entre 1999 a 2005 projectei e coordenei projectos na área da engenharia automóvel, visando uma maior economia de energia. Neste âmbito, coordenei e lancei várias equipas que participaram no Shell Eco-Marathon, com o objectivo de se apresentarem modelos automóveis simples que minimizem o consumo de combustível. As equipas que eu cordenei, são as detentoras do invejável palmarés que se descreve em seguida.

Todos esses projectos, (cinco no total), foram premiados com primeiros prémios de design

O EGI ECO-CAR

1º Prémio Internacional de Design da Cidade de Bruxelas, na Shell Eco-Marathon realizada na Bélgica em 1999.

Image
Image

1º Prémio - La Fraternité Profissionelle

No ano 2000, a equipa da Universidade da Beira Interior, coordenada por mim, ganhou o mais alto galardão atribuído até então na história da Shell Eco-Maraton - Prémio atribuído pelo Ministério da educação francês para os assuntos profissionais.

1º Prémio de Design - Vile de Bruxelles

 

Em 2000 na participação da Bélgica, ganhou o  1º Prémio Internacional de Design da Cidade de Bruxelas, na 7ª Shell Eco-Marathon realizada nesse ano na Cidade de Bruxelas

No ano 2000, a equipa da Universidade da Beira Interior, coordenada por mim, ganhou o mais alto galardão atribuído até então na história da Shell Eco-Maraton - Prémio atribuído pelo Ministério da educação francês para os assuntos profissionais.

0 

Image
Image

O Toirão

Em 2001 Nogaro France

Três prémios num só concurso

 1º Prémio de Design,

 2º Prémio Internacional de Segurança e

1º Prémio La Plus Belle Voiturre,(votado pelo público)

Image
Image
Image

O Libelinha

Ano 2002 Nogaro France

 2º Prémio em Design e o

 2º Prémio Internacional de Segurança,  1ª e única Menção Especial em Educação Europeia

 

Image
Image
Image

Este automóvel foi construído para participar na edição de 2004 e 2005 da Shell Eco-Maraton, em França e na Bélgica.

 Foi apresentado como exemplo prático do seu processo de construção um manual com 200 páginas e mais de 500 imagens, elaborado para o efeito.

Image
Image

Nos últimos anos, dediquei-me à agricultura para poder sobreviver e emergir do caos em que me encontrava. Tenho orientado a minha actividade nesta área para a criação biológica de vacas de raça charolesa, como forma de sustento económico e suporte financeiro das minhas restantes actividades criativas e de investigação.

José Oliveira